O comparativo a seguir não deixa dúvidas.
O software de planejamento de territórios de vendas precisa identificar exatamente onde seus clientes estão localizados no mapa. Essa é a única maneira de garantir um planejamento preciso. Se você usar apenas códigos postais, a imprecisão pode acrescentar até 15 minutos de tempo de deslocamento - e isso por cliente.
O portatour® converte automaticamente endereços em coordenadas geográficas, sem gerar nenhum custo adicional. Esse processamento é feito a uma velocidade de até 100 mil endereços por minuto, mesmo que os dados contenham erros de ortografia.
A malha viária real tem uma influência decisiva sobre os tempos de deslocamento até os clientes. Um endereço que está a 10 km em linha reta pode representar espacialmente 10 minutos de trajeto. Em grandes cidades, isso pode durar até uma hora. Do mesmo modo, acidentes geográficos como rios, montanhas ou outros fatores podem implicar a necessidade de adaptação e desvios na rota.
Quando se utiliza como base a distância em linha reta em vez da malha viária, o resultado dos cálculos não é eficiente. O portatour® calcula os trajetos sempre levando em consideração a velocidade média histórica real para a seção da malha viária, alcançando assim resultados muito mais precisos.
A frequência de atendimento de um cliente tem influência clara sobre o tempos necessários de deslocamento em uma área. Se um cliente deve ser visitado semanalmente, em vez de mensalmente, isso significa mais tempo dirigindo para atender esse cliente.
Além disso, deve se considerar se há outros clientes próximos, com intervalos de atendimento "compatíveis" que possam ser atendidos conjuntamente. A diferença em termos de eficiência é nítida, entre se é preciso dirigir 50 Km para um cliente ou se no caminho é possível encaixar outras cinco visitas.
Se os clientes tiverem horários de funcionamento muito restritos - por exemplo, consultórios médicos - isso terá um impacto sobre os tempos de deslocmaento necessários na área. Muitas vezes, dois clientes geograficamente próximos não podem ser visitados na mesma saída porque operam em dias diferentes.
A duração da visita tem um grande impacto sobre a quantidade de visitas diárias a clientes. Com menos atendimentos por dia, o trajeto diário de ida e volta para a área tem maior influência sobre o tempo total de deslocamento na região em questão.
Com uma quantidade maior de visitas diárias, por outro lado, o foco da influência está nos tempos de deslocamento entre os clientes. O portatour® considera duração da visita de cada cliente individual.
Quanto menor é o expediente, maior é o impacto negativo para clientes mais distantes. Para uma jornada de oito horas, uma visita ida e volta pode levar até três horas, considerando que podem ser encaixados outros cinco clientes para as horas restantes.
Se o expediente for de apenas quatro horas, as mesmas três horas de ida e volta não são mais administráveis, pois resta apenas tempo para mais um cliente. Na otimização de territórios, o portatour® considerar os horários de expediente de cada dia da semana, incluindo as pausas.
No caso de territórios extensos, a dimensão tem grande influência sobre os tempos totais de deslocamento. Um pernoite em hotel pode, por exemplo, economizar de quatro a cinco horas de deslocamentos de ida e volta que podem ser usados para atender clientes. Se essas condições forem ignoradas no software de planejamento, os resultados de cálculo são inaplicáveis.
O portatour® permite ajustar diversas configurações para opções de pernoite para cada colaborador, considerando, por exemplo, distância mínima do domicílio, quantidade máxima de diárias consecutivas e os dias permitidos na semana. Cada configuração tem uma influência significativa sobre a otimização.
Os representantes realizam atendimentos por meio de visitas diárias individuais. Quanto melhor o planejamento estratégico do território para considerar os requisitos e os fatores de influência do planejamento diário das visitas, mais eficientemente esses atendimentos poderão ser realizadas no cotidiano da empresa.
O portatour® compreende as necessidades das visitas por meio de geocodificação precisa, rotas reais, intervalos de visitas, horários de funcionamento, durações das visitas, horários de expediente e pernoites.
Nunca se pode garantir que o cliente realmente estará presente na visita marcada ou se vai ter tempo para receber o representante, especialmente se é um atendimento espontâneo. É importante considerar isso na otimização de território, pois quanto menor a taxa de sucesso de atendimento, maior é o tempo de deslocamentos e mais alta é a carga de trabalho para compensar isso.
É comum que representantes precisem de várias tentativas para realmente realizar um atendimento. Com o portatour®, essa taxa de sucesso é configurável e é aplicada à simulação do roteiro do dia, para levar ao resultado mais realista possível.
A malha viária muda cerca de 15% ao ano. Novas ruas, pontes e túneis podem ser abertos, novas zonas com redução de velocidade ou obras, desvios, bem como novas regras para o trânsito. Essas mudanças afetam os tempos de deslocamento para a equipe.
Se não houver atualização dos mapas por muito tempo, você pode trabalhar com dados fora da realidade, sem alcançar os resultados desejados com a otimização. Com o portatour®, os mapas da malha viária, incluindo dados de velocidade permitida, são atualizados trimestralmente, sem gerar nenhum custo adicional para os usuários.
A diferença entre a otimização tradicional e a de alta performance é de até 10%. Isso significa que os representantes de vendas externos podem passar até 10% mais tempo dirigindo do que o realmente necessário, o que, leva a menos atendimentos a clientes. Essa diferença pode se sentida diretamente no caixa da empresa: 1% de ganho de eficiência já significa cera de 600 euros a mais por ano, considerando 60 mil euros em custos anuais por colaborador para a realidade base na Europa. Com o fator de 10%, isso representa até € 6 mil euros por ano por representante que você está deixando cair na estrada ao usar um software tradicional de planejamento de territórios.
Com a instalação local, o senhor geralmente depende do departamento de TI, pois os recursos estão vinculados à instalação. Quanto mais pessoas precisarem usar o software de planejamento territorial, maior será o esforço envolvido. Com o portatour®, não é necessária nenhuma instalação - o senhor só precisa de um navegador da Web.
Os softwares convencionais para planejamento de territórios de vendas são programas que só funcionam em PCs com Windows. Portanto, quem usa Macs ou tablets não podem usá-los. O portatour® não tem essa limitação. Você pode acessar o portatour® de qualquer dispositivo com um navegador da Web moderno e usá-lo amplamente.
A otimização de territórios é uma tarefa de alto consumo de recurso computacional. PCs de escritório comuns, em geral, não têm bom desempenho para isso. Quanto mais alta é a máquina, mais fraco é o processador e mais lento será o cálculo.
O portatour® usa sempre servidores de ponta e de alto desempenho, independente do tipo de dispositivo usado para acessar a solução. Cada um desses servidores tem em média 50 vezes mais potência de cálculo que um PC comum.
Para fazer o planejamento de territórios de vendas, a geocodificação de endereços necessita analisar tempos de deslocamento e mapas. De acordo com a cobertura geográfica (nacional, continental, mundial) e o nível de detalhe, esse processamento pode consumir alguns gigabytes de disco rígido.
Softwares de planejamento instalados tradicionais consomem os recursos do PC. Com o portatour®, não é necessário ter capacidade local de armazenamento de memória, pois os dados são armazenados centralmente em servidores da solução Saas.
Assim como a instalação inicial, a implementação de uma atualização para um software convencional está associada ao esforço manual, ao tempo de espera e à possível dependência de pessoal de TI. Com o portatour®, as atualizações nos servidores SaaS ocorrem automaticamente, de forma transparente e sem qualquer esforço ou tempo de espera para o senhor, várias vezes ao ano.
Softwares tradicionais focam na maioria das vezes na visualização de dados geográficos. Uma ampla variedade de ferramentas permitem, portanto, de acordo com a preparação de uso, realizar diferentes tarefas, dentre elas, o planejamento de territórios. Os usuários precisam de muito treinamento e os requisitos de otimização de determinadas áreas nem sempre são considerados ou são apenas parcialmente implementados.
Com o portatour®, o foco está 100% na otimização de territórios de vendas. Para isso, as funcionalidades da solução estão especialmente voltadas para esse fim, tornando o uso intuitivo e sem as distrações de recursos desnecessários.
Quanto mais complexa é a interface de usuário, mais difícil é o uso e mais tempo de treinamento é necessário. Isso leva ao risco da equipe não aderir ao software e deixar de usá-lo dentro de algumas semanas ou meses.
Softwares tradicionais de planejamento de território são frequentemente muito complicados, levando à frustração dos usuários. Com o portatour®, a otimização de territórios de vendas é feita na forma de um assistente intuitivo que está sempre sugerindo funções e próximos passos. Isso torna a interface de usuário leve e simples, o que gera satisfação e alta adesão.
Softwares tradicionais de planejamento exigem treinamento intensivo e prática constante. Esse pré-requisito limita a quantidade de pessoas que pode usar, devido ao alto tempo consumido, levando ao potencial de melhoria restrito ao longo do tempo.
O portatour® foi especialmente projetado para ser fácil de usar, de modo que qualquer pessoa com responsabilidades de atendimento de campo possa aproveitar das vantagens do potencial de aprimoramento da análise e otimização de territórios ao longo do tempo. Por exemplo, um colaborador que está ausente pode ser substituído rapidamente pelo gerente regional: o portatour® torna essa tarefa fácil.
Quanto mais configurações puderem ser feitas pelo software de otimização, melhor é possível atender aos requisitos do programa. No entanto, cada opção de configuração adicional também aumenta a dificuldade de encontrar uma solução ideal, se é que é possível, devido ao potencial de conflito entre esses parâmetros ajustáveis. Muitas soluções convencionais de planejamento terminam por cancelar o cálculo e gerar uma mensagem genérica de erro nessas condições.
O portatour®, em vez disso, tenta encontrar a origem do problema conflitante nas configurações, apresentando a informação mais útil para o motivo do não cumprimento de uma solicitação de cálculo.
O planejamento e a otimização de regiões geralmente requer várias pessoas tomando decisões e implementando a nova estrutura. Com um software de planejamento convencional, frequentemente é necessário recorrer a impressões ou exportações de PDFs para compartilhar informações.
Com o portatour®, bastam alguns cliques para que outros usuários vejam dados no próprio aplicativo. Outra vantagem é que usuários podem continuar a trabalhar na cópia de resultados, ajustando e otimizando continuamente, se necessário.
As horas de trabalho de uma equipe externa custam caro e por isso são tão valiosas (leia o artigo: Quanto realmente custa a força de trabalho e como o planejamento pode reduzir esse custo?). O ideal é que o pessoal possa passar a maior parte do tempo em vistas e não na estrada.
Há ainda o custo de consumo de combustível, o desgaste da frota, sem falar no impacto ambiental da quilometragem desnecessária. Por isso, um dos objetivos da otimização de territórios é cortar o tempo de deslocamento. Softwares de planejamento de território tradicionais apenas solucionam isso parcialmente, pois a otimização se baseia em estimativas imprecisas (ver "Precisão e qualidade").
Com o portatour®, é diferente, pois a solução se baseia na simulação de rota usando dados reais, tornando a simulação o mais realista possível. Além disso, você conta com até sete propostas de solução que priorizam o tempo de deslocamento versus o equilíbrio de carga de trabalho de maneiras diferentes. Você também pode alternar entre essas soluções em questão de segundos para poder compará-las.
A carga de trabalho da equipe de campo decorre principalmente do tempo de atendimentos e de deslocamento. Na otimização de territórios, essa carga deve ser distribuída entre os colaboradores individuais para que o tempo de trabalho disponível para o serviço de campo seja aproveitado da melhor forma possível - ou seja, não haja sobrecarga nem subcarga.
A sobrecarga leva a expectativas irrealistas e, consequentemente, à insatisfação do pessoal, enquanto a subcarga leva ao desperdício de recursos humanos. Softwares de planejamento de território tradicionais apenas solucionam isso parcialmente, pois a otimização se baseia em estimativas imprecisas (ver "Precisão e qualidade").
Com o portatour®, é diferente, pois a solução se baseia na simulação de rota usando dados reais, tornando a simulação o mais realista possível. Além disso, você conta com até sete propostas de solução que priorizam o tempo de deslocamento versus o equilíbrio de carga de trabalho de maneiras diferentes. Você também pode alternar entre essas soluções em questão de segundos para poder compará-las.
Os atendimentos aos clientes pela equipe externa têm como objetivo aumentar direta ou indiretamente as vendas da empresa. Um aumento na frequência de visitas geralmente também leva a um aumento nas vendas. Através da otimização de território, você cria tempo adicional para visitas aos clientes, reduzindo o tempo de viagem ou compensando situações de subcarga.
Softwares de planejamento de território tradicionais apenas solucionam isso parcialmente, pois a otimização se baseia em estimativas imprecisas (ver "Precisão e qualidade"). No entanto, com o portatour® a otimização é baseada em simulações de percurso realistas. Cada visita adicional ao cliente alcançada por meio de uma melhor otimização acabará se traduzindo em vendas adicionais para a sua empresa.
Geralmente, clientes são atendidos em diferentes frequências de visita (por exemplo, semanal, mensal ou trimestral), dependendo da prioridade (por exemplo, classificação ABC). A priorização reflete os volumes de negócios ou o potencial de vendas dos clientes, que deve ser mantido ou aumentado através das visitas de vendas em campo.
Em alguns casos, também há contratos assinados com os clientes sobre a frequência de visitas que devem ocorrer. A otimização da área com planejamento de recursos visa garantir que todos esses intervalos desejados possam ser atendidos. Softwares de planejamento de território tradicionais apenas solucionam isso parcialmente, pois a otimização se baseia em estimativas imprecisas (ver "Precisão e qualidade").
Na prática, isto leva muitas vezes a situações de sobrecarga, que consequentemente leva a estourar os prazos de intervalos de visita ou, no pior dos casos, à interrupção total do atendimento a clientes individuais. No entanto, com o portatour®, a otimização é baseada em simulações de percurso realistas, o que apoia a detecção precoce de situações de sobrecarga e permite contramedidas eficazes.
Para áreas geograficamente de grande amplitude, pernoites são um meio adequado de reduzir o tempo de deslocamento e gerar visitas adicionais de clientes. Por exemplo, um pernoite em hotel em vez de dirigir para casa economiza 4 horas de viagem (2 horas de ida e de volta). Independentemente disso, uma boa otimização da área deve garantir que a quantidade necessária de pernoites seja reduzida o máximo possível. Estadias têm um custo e geralmente não são muito populares entre os colaboradores.
Os softwares convencionais de planejamento de território geralmente ignoram pernoites, resultando em nenhuma otimização. Já no portatour® a otimização é baseada em simulações realistas de passeios, onde as pernoites são considerados com economia de custos de hospedagem, aumentando a satisfação dos funcionários.
Se sua empresa enfrenta uma situação de sobrecarga da equpie ou quiser expandir para novas regiões geográficas, é difícil determinar antecipadamente o quantidade ideal de novos representantes de vendas e onde eles residem. O quantitativo de pessoal não só tem um impacto significativo no orçamento de custos, mas também desempenha um papel importante na escolha do local ideal de domicílio.
Um exemplo simples: se uma pessoa for contratada para uma nova área, o ideal é que ela esteja sediada no centro dessa região. Se duas pessoas forem contratadas na mesma área, o ideal é que elas estejam localizadas no sentido norte-sul ou leste-oeste. O software convencional de planejamento de território geralmente oferece ajuda limitada porque a utilização é baseada em estimativas imprecisas (ver "Precisão e qualidade") e o planejamento de recursos geralmente é feito manualmente.
Já com o portatour®, a otimização é baseada em simulações realistas de roteiros, nas quais são avaliados automaticamente diferentes quantitativos de pessoal e diferentes locais de partida. Você pode ainda contar com mais de uma alternativa, analisando sugestões diferentes, alternando entre essas abordagens de solução em questão de segundos para comparação direta.
Se um colavoborador estiver se desligando da empresa ou já tiver saído - e não houver substituto imediato - os clientes desse funcionário devem ser distribuídos de maneira ideal entre os colegas vizinhos, que terão sua carga de trabalho redeterminada.
Opcionalmente, esses colegas deverão repassar os clientes para outros, a fim de evitar sobrecarga. O software convencional para planejamento de área geralmente é de ajuda limitada porque a utilização da capacidade é baseada em estimativas imprecisas (consulte "Precisão e Qualidade") e as restrições ou especificações desejadas para distribuição ao cliente não podem ser refletidas automaticamente.
Com o portatour® a determinação da carga de trabalho é baseada em simulações realistas de roteiros e o cenário de desligamento de funcionários é considerado com muitas opções de configuração.
Aumentos de eficiência de mais de 10% muitas vezes podem ser alcançados graças à otimização de territórios. No entanto, em algumas empresas, remanejar clientes pode envolver um esforço pontual significativo. Um exemplo disso é organizar apresentações do novo representante aos clientes. Assim, às vezes pode ser desejável renunciar a um ou dois pontos percentuais de melhoria de eficiência se isso reduzir significativamente o esforço de transferência.
Por exemplo, uma solução que traga um aumento total de "apenas" 8% na eficiência e proporcione uma média de 40 clientes transferidos por representante pode ser preferível, em vez de uma solução que resulte em um aumento de 10% na eficiência, mas que gere uma média de 120 clientes transferidos por representante. Os softwares tradicionais de otimização de território muitas vezes não permitem tais restrições.
Com o portatour® a quantidade máxima de clientes a serem entregues ou retirados pode ser limitado individualmente para cada funcionário. É assim que você aproveita ao máximo pequenas alterações nas atribuições do cliente.
Às vezes, há atribuições de clientes a determinados membros da equipe de campo que não podem ser alteradas. Isto pode ter vários motivos, como uma relação pessoal duradoura, requisitos de cuidados especiais ou um compromisso contratual. A otimização automática de território não deve interferir nessas atribuições especiais.
Pelo contrário, esses fatores podem até ser decisivos para a nova formatação regional. O software convencional de planejamento de território muitas vezes não consegue lidar com as atribuições dos clientes conforme pretendido. O portatour® apoia esses fatores fixos e ainda possui diversas opções técnicas para armazená-las.
Às vezes, quando se trata de otimização de território, nem todos os clientes podem ser tratados da mesma maneira, exigindo uma abordagem diferenciada. Por exemplo, vendas, potencial, classificação ABC ou características semelhantes de clientes podem desempenhar um papel na otimização da região. Além dos objetivos primários de otimização, como redução do tempo de deslocamentos e equilíbrio de carga de trabalho, há também outros índices definidos pelo usuário que devem ser considerados durante a otimização.
Um exemplo: cada colaborador deverá ter um volume de negócios anual de pelo menos 500 mil reais, mas deverá ter no máximo 25 clientes A e cerca de 100 a 200 leads na área. Cumprir com esses números-chave complica o processo de otimização. O software convencional de otimização de territórios não pode considerar esses números-chave adicionais ou é muito limitado na implementação de tais tarefas.
Entretanto, com o portatour® você pode criar até 10 índices adicionais e armazenar especificações para cada um deles. Se nenhuma solução que atenda a todos os requisitos for encontrada, serão sugeridas opções que melhor atendam às diretrizes exigidas. As mensagens de aviso explicam onde ocorrem desvios das especificações.
Em alguns casos, pode ser interessante que os clientes individuais não sejam atribuídos especificamente a membros da equipe de campo, mas apenas sejam agrupados. Esses agrupamentos podem ser de natureza geográfica - por exemplo, por CEP - o que significa que todos os clientes em uma região de CEP devem ser atribuídos ao mesmo colarador.
Mas também são possíveis outros agrupamentos, por exemplo, se as filiais de uma rede em uma região forem visitadas pelo mesmo colaborador. Softwares tradicionais de planejamento de território geralmente permitem apenas agrupamentos geográficos simples. Com o portatour®, você tem a liberdade de agrupar os clientes como desejar para otimizar a área.
Otimização do territórios não significa necessariamente remanejo de clientes entre representantes de vendas. Um simples ajuste dos intervalos de atendimento de clientes individuais pode levar a aumentos desproporcionais na eficiência. Nessa forma de otimização, é importante saber o tempo real de viagem necessário por cliente. O software de planejamento de área convencional geralmente só pode estimar isso a partir da distância em linha reta até o ponto de origem.
O portatour®, por sua vez, utiliza um algoritmo complexo para determinar o tempo de viagem de cada cliente individual com a maior precisão possível. A solução leva em consideração: o intervalo de atendimento do cliente, a participação do cliente no tempo de deslocamento em possíveis rotas diárias, considerando os tempos de viagem para outros clientes nas proximidades (se os intervalos de visita, horários de abertura e durações de visita forem "compatíveis" para uma rota de um dia comum), a chegada e partida proporcionais do trajeto de um dia de ida e volta do domicílio, a situação típica do trânsito durante o horário de expediente e possíveis pernoites. Para clientes que exigem uma quantidade relativamente grande de tempo viajando por visita, pode ser interessante reduzir a frequência de atendimento.
Exemplo: a importação e a geocodificação automática de 20 mil novos endereços geralmente são excecutadas no portatour® em cerca de 30 segundos, mesmo que os endereços contenham erros de ortografia. Os softwares convencionais de planejamento de território geralmente precisam de mais de 15 minutos para realizar a mesma tarefa.
Exemplo: A análise do tempo de deslocamento para 50 territórios com 20 mil clientes é normalmente executada no portatour® em aproximadamente 1 minuto. Os softwares convencionais de planejamento de território não podem realizar essa análise porque a complexidade é muito alta e essas soluções usam apenas estimativas de companhias aéreas para calcular as distâncias.
Exemplo: A otimização para 50 áreas com 20 mil clientes no portatour® geralmente leva de 1 a 5 minutos. Além disso, é gerada muito mais do que apenas uma alternativa: até 7 sugestões diferentes que diferem na priorização de redução de tempo de viagem versus equilíbrio de carga.
Você pode alternar entre essas soluções e compará-las em questão de segundos. Os softwares tradicionais de planejamento do território muitas vezes requerem uma hora inteira para executar essa otimização e, como resultado, oferecem apenas uma solução para o problema. Uma mudança na priorização significa um tempo de espera de mais uma hora.
O pessoal de campo enfrenta frequentemente o desafio de estimar o impacto das mudanças planejadas para então tomar uma decisão informada. As alterações planejadas não precisam necessariamente estar localizadas na atribuição do cliente.
Os cenários possíveis são, por exemplo, “Todos os clientes A devem ser visitados em intervalos de 21 dias em vez de 30 dias” ou “Alguns representantes de vendas devem trabalhar em home-office às sextas e não fazer visitas a clientes”. Nesses casos, você vai precisar determinar rapidamente o impacto em índices importantes (especialmente a utilização dos funcionários e o cumprimento dos intervalos de visitas).
Com software convencional para otimização de território, às vezes é necessário fazer alterações em massa nos dados mestre. Isso é complexo, difícil de compreender e muitas vezes ainda mais difícil de alterar ou desfazer.
O assistente de planejamento de território de vendas do portatour® oferece modelos próprios para tais cenários. Em vez de modificar os dados mestre diretamente, você pode criar instruções de modificação temporárias, rastreáveis, que podem ser editadas e removidas com apenas um clique.
Se você criou um cenário através da manipulação de dados usando um software tradicional de planejamento de territórios, muitas vezes é difícil ver o impacto rapidamente. Muitas vezes, apenas capturas de tela e cálculo manual das diferenças com uma calculadora na mão ou em um programa como o Excel ajudam.
Com o portatour®, você obtém uma comparação direta antes/depois de cada índice em cada território. Além disso, se o seu cenário consiste em várias medidas individuais (por exemplo, alterar o intervalo de atendimento dos clientes A e B de forma diferente), basta clicar na medida individual para desativá-la ou ativá-la temporariamente. Em questão de segundos você pode ver o impacto desta medida individual no cenário geral.
Em muitos casos, o software tradicional de planeamento de territórios é usado apenas uma vez ao ano por diversos motivos. Seja porque importar dados atuais para o software seja demorado, ou haja apenas uma pessoa que pode operar o software (e raramente tem tempo) ou porque o processo de cálculo seja lento e demorado. Em todos estes casos, a otimização envolve muito trabalho manual e os resultados alcançados não são ideais.
Já a otimização de território do portatour® é destinada a um uso mais frequente - falamos de "otimização dinâmica de territórios". A rotina operacional em si é muito dinâmica, pois eventos planejados ou imprevistos podem ocorrer repetidamente durante o ano, o que torna a otimização (temporária) da área útil ou necessária. Pense nos colaboradores externos que deixam a empresa, ficam ausentes por um longo período por motivo de doença ou licença maternidade, mudam para o regime de meio período ou mudam de cidade.
Mas mudanças na base de clientes – por exemplo, aumento na quantidade ou redução – também podem ter um impacto permanente ou temporário. Também pode haver alterações na estratégia de vendas, tais como alterações na frequência de visitas, foco em novos clientes ou extensão da duração prevista das visitas, à medida que novos produtos precisam ser introduzidos e explicados. Se esses eventos não forem respondidos de maneira oportuna e adequada no planejamento de território e nos atendimentos, a eficiência e as vendas ficarão a desejar.
Com o software de planeamento de território tradicional, muitas vezes existe apenas um único usuário capaz de operar o software, por exemplo porque o software só está instalado no seu PC e só essa pessoa concluiu a formação intensiva para o software. Essa pessoa acaba se tornando um gargalo ao mudar para a otimização dinâmica da área e o potencial de melhoria geralmente fica para trás por muito tempo.
No entanto, com o portatour® o grupo-alvo de usuários é muito maior. Cada pessoa de vendas externa (por exemplo, gerente regional) deve se beneficiar da otimização e análise da área – a qualquer momento. Não há custos adicionais associados a incluir mais usuários, pois o licenciamento no portatour® é baseado na quantidade de funcionários externo.
A proteção e a segurança de dados são importantes para todas as empresas. Isso se deve a requisitos legais (GPDR) e também a interesses econômicos. A norma ISO27001 de conformidade com padrões de segurança da informação não é atendida pela maioria dos fabricantes de software de planejamento de territórios.
No portatour®, tanto o data center quanto toda a empresa e seus departamentos são certificados de acordo com a norma ISO27001. O cumprimento dos requisitos da norma é verificado anualmente por auditores externos. Além disso, o portatour® também atende à norma ISO27018, voltada especificamente para o uso de provedores de nuvem.
Do ponto de vista da proteção e segurança de dados, o ideal é não transmitir dados desnecessariamente a terceiros. Muitos fabricantes de software de planejamento de território usam serviços terceirizados para operar o programa (por exemplo, Microsoft Azure, Amazon AWS) ou para serviços de geolocalização que o próprio software não pode implementar ou só pode implementar de forma lenta ou deficiente (por exemplo, geocodificação de endereços via Google Maps, cálculo de matrizes de distância via AQUI). Com o portatour® nenhum dado é repassado a terceiros, pois o software é operado em nossos próprios servidores, onde também são executados todos os serviços de geocodificação.
Do ponto de vista do GDPR, os dados de empresas europeias só devem ser processados se possível dentro da UE. Muitos fabricantes de software de planejamento de território usam serviços de provedores nos EUA direta ou indiretamente, o que significa que os dados saem da União Europeia. No portatour®, todos os servidores estão localizados na União Europeia. Esse é o único local onde o processamento de dados seja feito.
As violações da proteção de dados por empresas europeias podem resultar em multas onerosas. É por isso que as empresas só devem trabalhar com provedores de TI que garantam a conformidade com o GDPR. No portatour®, o processamento de dados está em total conformidade com o GDPR. Temos a satisfação de oferecer um contrato de processamento de pedidos para essa finalidade.
O planejamento estratégico de territórios, bem como o planejamento operacional de rotas, exerce forte influência na eficiência do atendimento de campo. É por isso que toda empresa com serviço externo precisa lidar com ambas as questões para ser e se manter competitiva. A maioria dos fabricantes de software de planejamento de território não oferece uma solução para o planejamento diário de rotas.
Com o portatour®, você obtém ambos em uma única fonte: planejamento de território e de rotas. Com mais de 15 anos de experiência e mais de 1.500 empresas que já adotaram o portatour® para alcançar o sucesso, você pode contar com o parceiro ideal para impulsionar as vendas.
O planejamento da territórios e de rotas confluem perfeitamente. Essas tarefas envolvem as mesmas pessoas (equipe externa e responsáveis) e os mesmos dados (clientes).
Com as soluções tradicionais você precisa adquirir dois aplicativos diferentes para planejamento de território e rotas. Isso leva ao esforço de TI e aumenta a suscetibilidade a erros durante a sincronização adicional de dados. Além disso, os usuários necessitam de maior carga de aprendizagem porque precisam aprender duas interfaces de usuário - geralmente bem diferentes.
Com o portatour®, o planejamento de territórios e de rotas são integrados em um único aplicativo. Ambos os módulos acessam o mesmo banco de dados de pessoal e clientes. A interface é projetada de maneira uniforme e por isso pode ser aprendida rapidamente.
Com o portatour® a otimização de territórios é simples assim.
A otimização de territórios baseada em análise de linhas diretas e clusters traz desvantagens onerosas, pois embora sejam atrativas e fáceis de implementar na teoria, na prática, deixa a desejar:
Escolher o método correto de otimização e considerar as necessidades reais dos clientes, além dos desafios práticos são fundamentais para aumentar a eficiência da equipe de vendas e evitar desvantagens onerosas.
A solução SaaS do portatour® Territory Optimization proporciona vantagens significativas: dispensa instalação, atualizações manuais e não depende fortemente de recursos internos (equipe de TI) para funcionar. Além disso, os dados do mapa são confiáveis e nossa solução pode ser usada diretamente do navegador da web. O portatour® garante a alta segurança dos dados (servidores próprios na Europa e 100% em conformidade com o GDPR) e altos padrões de certificação.(ISO27001, ISO27018).
O planejamento de territórios de vendas convencional é muito diferente do forte portatour® e tem as seguintes desvantagens de custo, além do uso mais intensivo de recursos:
Usando a abordagem tradicional e estatística, era necessário sempre reorganizar o território de vendas. Com o portatour®, é diferente. A solução compreende diferenças e exceções em cenários e permite manter o que funciona sem alterações. Por isso, o portatour® possibilita analisar parâmetros, como tempos de deslocamento por cliente, optando por reduzir intervalos de atendimento se não for possível ou você não quiser atribui-lo a um outro representante. Também é possível mensurar o impacto da aplicação de vários cenários diferentes em questão de segundos, para obter uma ampla gama de insights de otimização, sem necessariamente recorrer à realocação.
O portatour® põe fim à ideia ultrapassada de que apenas uma pessoa deve se encarregar do planejamento de territórios. Por exemplo: com a nossa solução, gerentes regionais podem otimizar seus próprios territórios, o que é uma grande vantagem para reagir rapidamente diante de imprevistos, como baixas na equipe. Além disso, gerentes de área conhecem melhor do que ninguém suas regiões de atendimento, por isso podem identificar oportunidades para otimizar ainda mais, comparados a um planejador central. Vários usuários irão, em última instância, impulsionar a eficiência de todo o time de vendas, promovendo a troca de informações estratégicas, compartilhando e discutindo soluções para alavancar a eficiência geral da equipe.
Os provedores convencionais geralmente oferecem apenas planejamento de rota ou otimização de território, o que manter aplicativos e provedores diferentes. Isso tem desvantagens significativas: A equipe de vendas tem que dominar dois programas diferentes e isso leva a uma considerável perda de eficiência e frustração, se os dados tiverem que ser constantemente transferidos de um aplicativo para o outro e vice-versa.
Com o portatour® Territory Optimisation + Route Planner, você desfruta de um nível de eficiência no serviço de atendimento externo até então inimaginável: combinamos o desempenho da melhor solução de planejamento de rotas do mercado com a otimização dinâmica de territórios de vendas com tecnologia de ponta.
Aplicativo fácil de usar, execução potente, resultados impressionantes.
A otimização dos territórios com o portatour® foi um sucesso importante para nossa equipe esse ano, e é uma satisfação reconhecer isso.
O portatour® Territory Optimization é realmente fácil de usar. Nossa equipe externa está trabalhando muito melhor com os territórios de vendas otimizados.“
Michael Mues
Gerente de Vendas, Medela
Use o portatour® Territory Optimization para sua equipe com menos 2 representantes de vendas. Você pode escolher entre 2 intervalos de faturamento diferentes, adaptando às suas necessidades.
Nossa equipe terá prazer em mostrar-lhe as funções do portatour® Territory Optimization - especialmente adaptadas às suas necessidades.
A otimização de vendas do futuro combina um planejamento dinâmico de territórios com uma roteirização de ponta. É por isso que o portatour® Route Planner ajuda você a aumentar o desempenho do serviço de campo, graças ao planejamento automático de rotas. Mais de 1.500 clientes já estão convencidos e alcançando melhores resultados. Descubra as vantagens e teste agora mesmo gratuitamente a nossa solução de roteirização.
Disponível por telefone de segunda a sexta, das 9 às 17 horas CET
É assim que o suporte funciona no portatour®.
portatour®é uma marca registrada de propriedade da impactit GmbH
Salesforce® e AppExchange são marcas registradas da salesforce.com, Inc.
Microsoft Dynamics é uma marca de propriedade da Microsoft Corporation.